Oportunidades...

sábado, 14 de dezembro de 2013

Belezas do RN

SERRA DE MARTINS

Martins é um município brasileiro localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se a uma altitude de 745 metros sobre o nível do mar e uma distância de 377 km da capital estadual, Natal. Cidade serrana localizada no sopé das Serras de Martins, é considerada a"Princesa serrana" ou a "Campos do Jordão do Rio Grande do Norte", devido ao seu clima e ar puro agradável em contraste com o clima semi-árido de outras regiões do interior do estado.

Além da paisagem natural, Martins também é lembrada pelo seu festival gastronômico, considerado o maior festival em gastronomia de rua do Brasil8 , pela Casa de Pedra, uma caverna com 100m de comprimento, e pela festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, que se realiza em dezembro.
Com uma economia baseada na agricultura, pecuária do leite e corte e no ecoturismo, possui uma área territorial de 171 km², de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2009 sua população é de 8.386 habitantes.

Turismo
Martins destaca-se no turismo, tendo como principal evento a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que é realizada a vários anos na cidade. Sendo os Eventos de motociclismo e Gastronômico outros pontos altos do município, pois é considerado uma das maiores do estado. Tem clima típico de serra, com temperatura média de 19°C.


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Belezas do RN Baia do Golfinhos

Baia do Golfinhos

Preferida pelos Golfinhos, a Praia do Curral, ou popularmente conhecida como Baia do Golfinhos, é ideal para quem quer um contato maior com esses mamíferos.


Aqui eles são os donos da casa e costumam receber seus visitantes com saltos e acrobacias.

Animais silvestres treinados? Nem pensar! O show é espontâneo e fica por conta destes carismáticos mamíferos que mais parecem animais de estimação querendo receber atenção. Parecem gostar da região justamente por ter um vida marinha equilibrada, quase sempre presentes na Lagoa de Guaraíras, Praia do Madeiro e a poucos metros da Praia do Centro os botos cinzas (Sotalia guianensis) se conglomeram na calmaria da Baía dos Golfinhos (antiga Praia do Curral).
Ávidos, inteligentes e muito dóceis o "Tucuxi", como é conhecido na região do Amazonas são monitorados atualmente pelo Projeto Botos de Pipa, da UFRN. O estudo abrange o comportamento, distribuição e ecologia destes carismáticos mamíferos marinhos que deixam os visitantes abismados tamanha integração demonstrada com todos ali presentes. É uma espécie social e bastante curiosa, variando os agrupamentos de dois a seis indivíduos se comunicam e sabem tudo que acontece na praia, afinal, o habitat é deles entre tantas outras espécies.

Muitos questionam ou temem a proximidade, mas tão intenso é o magnetismo, que parecem hipnotizados sendo atraídos em direção da água, uns com câmera, outros apontando, gritando, mas todos admirados pelo conjunto da obra.

 Em alguns momentos as pessoas se surpreendem com peixes saltando bem pertinho, tentando escapar do mamífero que surge com a fisgada certeira. Dependendo do dia e do mar se tornam mais encantadores e excelentes anfitriões, ensinando os filhotes, apresentando saltos e surfando altas ondas. Estudos mostram o comportamento aéreo de pesca, de brincadeiras, o padrão de residência e uso de área, interação humana e exímia tática de alimentação, além de muita diversão, claro.
Os golfinhos habitam estas ás guas por ser pouco profundas, sendo tais estuários e enseadas importante área de alimentação, também utilizadas pelo boto cinza para descanso e cuidado com os filhotes. Adoram "brincar" com o alimento e possuem dieta a base de tainha, saúnas, sardinhas, lulas ou crustáceos, portanto, evite "tentar" atrair ou alimentar os animais, eles não comem presa morta.



Como chegar:
Importante conferir a tábua das marés pois o único acesso é pela praia, indicado apenas na maré baixa, vindo da Praia do Madeiro ou Praia do Centro. Excelente para caminhada ou natação, mar calmo cheio de Golfinhos e poucas barracas incluindo escola de surf e aluguel de caiaques,pranchas e frescobol.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

BELEZAS DO RN


MONTE DAS GAMELHEIRAS - RN

O município de Monte das Gamemleiras foi criado em 8 de novembro de 1963, sendo desmembrado do município de Japi. O antigo nome dado à região era conhecido por Monte Alegre, que se localiza num dos contrafortes da serra de São Bento , cujo distrito passou a pertencer a partir de outubro de 1938. Seu povoamento, mais definidamente sua ocupação, foi ligada ao lento impulso dos currais de gado, datada na segunda metade do século XIX. Por volta de 1930, era um povoado ignorado e pobre na região leste do municópio, para só então se desenvolver a partir de 1941, atingindo assim um crescimento e desenvolvimento acelerado em 1950.


Neste período, o deputado Theodorico Bezerra realizou a mudança de seu nome original para Monte das Gameleiras, referindo-se a paisagem que era decorada com essas moráceas, refletindo profunda beleza a região.





Com quase quatro mil habitantes, que vivem basicamente do serviço público e da agricultura de subsistência, com plantações de feijão, milho e mandioca, além da pecuária com criação leiteira e de abate.


Localizado a 500 metros acima do nível do mar, o Distrito de magalhães é o único pertencente a Monte das Gameleiras.


Monte das Gameleiras, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado namicrorregião da Borborema Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 2.541 habitantes. Área territorial de 93 km².

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Belezas do Rn

Ponta do Morcego

A Ponta do Morcego é uma área litorânea localizada na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, Brasil. O local tem semelhança com uma península em forma de uma ponta da asa de um morcego (apesar de ser difícil de ser percebido). Está localizada na Praia do Meio.

Para ter acesso ao local foi construído em 1996 um deck/mirante que tinha uma belíssima vista panorâmica do Oceano Atlântico. Muitos turistas visitavam o local e muitos fotógrafos tiravam fotos do pôr do sol. Porém devido a falta de cuidados, o deck foi interditado em janeiro de 2009 pela Secretária de Serviços Urbanos (SEMSUR) por provocar "risco iminente de vida" e ainda espera as obras de recuperação. Até hoje, nada foi feito para mudar o cenário do local.


Ponta do Morcego também já foi o nome oficial da Praia do Meio.


A Ponta do Morcego é um desses lugares mágicos, geograficamente falando.

Dela pode-se apreciar uma grande parte da orla marítima urbana da cidade Norte / Sul até aonde a vista alcançar... É só mudar de lado... Olhando para aonde ela aponta o mar já quebra mais forte nas rochas, neblinando de maresia a nossa alma...


Numa sexta ou sábado à noite de lua cheia, vendo as ondas se formarem e se quebrarem na praia é uma maravilha... Complementando com uma cerveja ultra gelada e escutando as musicas do grande "Joãozinho da Bahia" lá no Cais 43...

Dia desses compus uma musica chamada "Blues do Bom" inspirada nesse universo de noites, mares, luas, cervejas, olhares, amores e paixões...


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Belezas do RN.


Parrachos de Pirangi

Os Parrachos de Pirangi são as piscinas naturais de água cristalina formadas pelos recifes que aparecem na maré baixa na Praia de Pirangi nos municípios de Parnamirim e Nísia Floresta, ambos no estado do Rio Grande do Norte. Devido a sua profundidade baixa, logo se tornou atração turística, visto que não é preciso saber nadar no local.
Pontos turísticos > Parrachos e praia de Pirangi 

Pirangi deve seu nome se origina da língua tupi (pirâ-gi-pe) 'no rio das piranhas'Parrachos é o nome local dado às piscinas naturais formadas pelos recifes e situadas a 1 km da praia. 

As piscinas naturais aparecem na maré baixa, nelas podemos apreciar o espetáculo de peixes nadando em uma água cristalina.

O acesso é feito por barco da Sociedade 'Marina Badauê, que oferece o passeio. Os horários são marcados em função das marés.

Durante a estação estival de dezembro a fevereiro, é possível vir às noites de lua cheia, com animação e dança nos barcos.
A mascara fornecida permite admirar os peixes e corais.
É um lugar ideal para todos porque não existe a necessidade de saber nadar.

Visitar também o Maior Cajueiro do Mundo

O mar calmo favorece os esportes náuticos, como o caiaque, a prancha à vela ou o Kitesurf. A cidade de Pirangi se transforma em estação balneária durante o período estival e no carnaval, com a organização de numerosos concertos.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Belezas do RN Praia de Muriú


Praia de Muriú 


A praia de Muriú, cujo nome Tupi significa 'onde tem água para beber', é uma grande e linda praia muito apreciada dos turistas e ocupada por inúmeras e lindas casas de praia. 


O norte da praia possui um lindo coqueiral embalado pelos doces ventos.   

No prolongamento, andando em direção ao norte, encontra-se uma linda enseadinha, a 'Prainha', pequeno paraíso desabitado. 

No sul, tem vários restaurante de praia e um grande número de barco de pescadores protegidos dos ventos pela enseada 'Porto Mirim




Os pescadores de Muriú são reputados pela especialidade em lagostas.

Outra atração em Muriú, a 1 km no alto mar, são as piscinas naturais com formações de corais. A mais conhecida é o 'Buraco da velha', ideal para a prática de mergulho. Em alta estação, a praia oferece serviços de aluguel de barco, jet-ski e 'banana boat'.

A atividade turística de Muriú se destaca de suas vizinhas pela presença de uma vila de férias e vários restaurantes de praia que propõem pratos variados com base de camarões e lagostas, especialidades de Muriú em porque pescada perto da praia. 


Município:Ceará-Mirim. *Como chegar: BR101 e depois a RN160. *Distância de Natal:39 km.

domingo, 26 de maio de 2013

Sibaúma

Sibaúma

Sibaúma é um vilarejo originado de um antigo quilombo, que guarda suas tradições e o espírito guerreiro de seu povo. A pesca é uma das principais atividades, mas o turismo já está chegando ao local, que já tem algumas pousadas, bares e barracas de praia muito simpáticas.




A brisa do mar é constante e suas praias têm areia fina, distribuída numa longa faixa, onde as ondas quebram mansamente. Porém, têm também lajões, onde o surf faz as vezes, atraindo surfistas locais. Na foz do rio Catú, que separa o município de Tibau do Sul do de Canguaretama, os turistas colocam suas espreguiçadeiras, quando em maré baixa, e se deleitam ao sol, na união da água doce com a salgada.


As barracas vêm servir deliciosos peixes e camarões acompanhados de água de coco ou aquela, geladíssima, cerveja. O Catú pode ser atravessado a pé, na maré baixa. Para atravessar com automóvel, é só pegar a balsa, à tração humana, ou passar por dentro de uma fazenda de camarão do local.

Como chegar:


De bike, van, carro ou buggy, os acessos são muitos e depende do referencial. Fica no desaguar do rio Catú, antigo vilarejo dos quilombos com lindíssima paisagem de águas lisas e muito vento, ideal para aprender ou praticar o velejo (kite surf / Wind surf). Muitas barracas.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Praia de Jacumã


Praia de Jacumã

Considerada um dos recantos do Rio Grande do Norte, costuma receber um grande número de turistas durante a alta temporada.


Seu belo visual e tranquilidade encantam os visitantes, que encontram aqui uma ótima opção para relaxar e aproveitar um agradável dia na praia.

Conta com uma espaçosa faixa de areia clara, o mar é azul e tranquilo, com pequenas ondas.


No início, essa praia era movimentada por pescadores, mas com o passar dos anos e o crescente turismo, passou a abrigar grandes e luxuosas casas de veraneio.


Com ótima infraestrutura, o lugar conta com bares e restaurantes, além de pousadas. As atividades também são variadas, ja que o visitante pode fazer um passeio de buggy ou se aventurar pelos famosos aerobunda e esquibunda.



As grandes dunas proporcionam a prática dos esportes. Ver o mapa da Praia de Jacumã.

domingo, 5 de maio de 2013

Belezas do RN, Cabo de São Roque,


Cabo de São Roque é o Brasil mais perto da África

Logo acima da praia de Muriú, em Maxaranguape (51 km de Natal), fica o Cabo de São Roque. Este é o ponto da costa brasileira mais próximo da costa africana, com exceção de Fernando de Noronha.
Entre os 6 km de dunas do passeio pelo litoral norte, outra visão estonteante hipnotiza quem passa próximo ao Cabo. Do lado esquerdo das falésias, logo acima de São Roque, avista-se uma gigantesca floresta de coqueiros e palmeiras, enfeitada pelo horizonte azul e bege de Maxaranguape.


Subindo ainda mais, por entre os passadouros formados pelos cactos facheiros e as faveleiras de pequenas e delicadas flores brancas, fica a praia de Pititinga, em Rio do Fogo (58 km). Passar uma tarde nessa praia, quase sempre vazia, sem vilarejos ou pescadores, pode ser um delicioso encontro com a natureza.



Aproximando-se do município de Rio do Fogo encontra-se um dos locais mais bonitos do norte potiguar. A praia de Punaú dá verdadeiro sentido ao que se entende por paraíso. Os coqueiros que costuram o rebordo da praia, as falésias e a água limpa e verde do mar são cinematográficos. O Rio Punaú, que desemboca na praia, é o corredor de um oásis natural que encanta e convida o viajante a um mergulho.

Descobrimento - Mais ao norte, fica o município de Touros (96 km), um lugar com as lembranças dos primeiros portugueses que exploraram o Brasil. De frente para o mar sereno fica o Farol do Calcanhar, um dos maiores da América Latina com 65 metros de altura. É também onde começa a continental Rodovia BR-101, que se estende até o Rio Grande do Sul.


Touros é alvo de uma polêmica discussão quanto ao descobrimento do País. O escritor potiguar Lenine Pinto, apoiado em pesquisas históricas, defende que foi esse o local onde a frota de Pedro Álvares Cabral primeiro chegou no Brasil. Nos seus dois últimos livros, Ainda a Questão do Descobrimento e Reinvenção do Descobrimento, ele aponta que as armas do brasão português que estão talhadas no marco de pedra que serviu de altar à primeira missa, segundo a descrição de Caminha, são as mesmas que estão no Marco de Touros e na Fortaleza dos Reis Magos, em Natal - dois dos pontos turísticos mais importantes do Estado.

Lenine Pinto, cujas afirmações o tornaram alvo de ataque de muitos estudiosos, ainda diz que o Monte Pascoal que Cabral viu das caravelas, no litoral da Bahia, seria na verdade o pico do Cabugi, no Rio Grande do Norte, localizado entre os municípios de Lajes e Angicos.

domingo, 28 de abril de 2013

BELEZAS DO RIN BARRA DE MAXARANGUAPE


Barra de Maxaranguape 

Barra de Maxaranguape é um lugar tranquilo situado entre o mar e o rio Maxaranguape. 


Esta praia é protegida das ondas por uma magnífica faixa de areia cercada de coqueiros de nome "Ponta da Barra". Nela reina uma grande tranquilidade no lugar do encontro das águas do rio com as do mar. 

A formação dos recifes na parte sul, facilita o banho nas margens da praia. 
É possível efetuar um passeio de barco nas piscinas naturais afastadas 4 km.




 Economia & Turismo Geografia & História Cultura  e Eventos

O artesanato da comunidade se desenvolve em torno do bordado e da confecção de redes de pescadores e cestos. Suas tradições folcloricas são igualmente ainda muito presentes. A vila possui uma bela praça, lugar de encontro dos habitantes. Seu carnaval é animado, contrastando com a calma do resto do ano. 



Município : MaxaranguapeDistância de Natal : 51 km
Como chegar : BR101, em seguida à direita em direção a Muriú. Em Muriú vai em direção ao norte por 9 km.





A comunidade de Maxaranguape conserva suas tradições de pesca, com uma grande frota de embarcações, a mais importante da região. Essa frota abrigada se situa na parte sul no encontro das águas do rio com as do mar.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Belezas do RN Praia de Santa Rita


Praia de Santa Rita

  
Praia tranquila de mediana extensão, ainda é pouco conhecida por turistas que visitam Extremoz. 



É um dos refúgios da cidade, boa opção para os que preferem praias menos movimentadas onde se pode relaxar e repor as energias.



 Com uma boa faixa de areia clara, possui mar calmo, de águas transparentes e pequenas ondas, muito propício para o banho. Na areia, uma grande faixa de recifes está presente, e é importante o cuidado para não andar descalço no lugar. Dunas de areia clara enfeitam essa praia, assim como os altos coqueiros que existem no lugar. Árvores e vegetação rasteira completam o visual simples dessa praia. Conta com moderada infraestrutura, com poucas barracas simples que nem sempre estão no lugar. 



Uma boa opção é levar alimentos e bebidas. Ver o mapa da Praia de Santa Rita

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Belezas do RN Praia do Zumbi



Praia do Zumbi

Zumbi é o nome de uma praia localizada no município Rio do Fogo no estado do Rio Grande do Norte. Localizada a aproximadamente 70 km da capital, Natal/RN, durante muito anos o único acesso a praia contava com um trecho de 10 km de estrada de barro com uma ponte de madeira sobre um rio. 




Recentemente a estrada foi asfaltada e uma ponte de alvenaria foi construída tornando o deslocamento até a praia rápido e seguro. A praia possui empreendimentos de pequeno porte como padaria, supermercados, farmácia e bares construídos a beira mar. 



Durante o carnaval as ruas ficam lotadas e o som alto prevalece. Existem dois horários de ônibus para a cidade saindo da capital de Segunda a Sexta: 10h00 e 13h30. Esta viagem tem longa duração (2h30) por passar em Ceará-Mirim/RN (BR-406) e praias vizinhas, Maracajaú e Pititinga. Em periodos de maior movimento alguns ônibus deslocam-se diretamente pela BR-101 encurtando em uma hora a duração da viagem.



Quando você estiver no Rio Grande do Norte não deixe de visitar a Praia de Zumbi.

sábado, 6 de abril de 2013

Lagoa do Bonfim (Nísia Floresta )


Lagoa do Bonfim (Nísia Floresta )
Rio Grande do Norte / São Jose de Mipibu

A lagoa do Bonfim, maior lagoa do estado do Rio Grande do Norte, situa-se a sul de Natal e fornece água para o sistema Adutor Agreste-Trairi-Potengi com 300 km de extensão, o qual deverá suprir uma população de 220 000 pessoas.


A Lagoa do Bonfim, com uma área do espelho d'água de 9 km² e uma capacidade de acumulação de 83 milhões de m³, é o maior reservatório da região litorânea oriental do Estado do Rio Grande do Norte, integrando um sistema lacustre formado por seis lagoas, sendo as outras cinco menores (Redonda, Urubu, Boa Água, Ferreira Grande e Carcará). 



O sistema de lagoas é todo conectado pelo o aquífero livre que é composto por rochas areno-argilosas da Formação Barreiras e cobertura arenosa eólica.





quinta-feira, 28 de março de 2013

Praias do RN Praia da Redinha



Praia da Redinha


A Praia da Redinha está localizada no bairro homônimo, na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Por ser a única praia da Zona Norte da cidade, a Redinha atualmente é mais frequentada pelos moradores da região que procuram um pouco de distração nos fins de semana. Ela é famosa por possuir casas e bares simples e rústicos, bons peixes, e a famosa ginga com tapioca (iguaria local).
É também a última praia do litoral urbano e é nela que está localizada a Ponte Newton Navarro, que atravessa o Rio Potenji e liga o bairro da Redinha ao bairro de Santos Reis (Zona Leste, onde se encontra o Forte dos Reis Magos e a Praia do Forte) e leva para as outras praias da capital e do Litoral Sul seguindo pela Via Costeira.

Após a construção da nova ponte, uma parte da Redinha foi revitalizada, a área compreendida entre o Mercado Público da Redinha e a Igreja de Pedra passou a se chamar Largo João Alfredo. Um detalhe curioso, é que a Redinha possui duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes, a de pedra e a mais antiga.


Administrativamente, a praia da Redinha é divida em duas praias. Redinha Velha pertence a capital, enquanto que Redinha Nova pertence ao município limítrofe de Extremos.
A Praia da Redinha é um dos sete pontos da "Área Especial de Interesse Turístico" do litoral, por isso, a praia é vigiada 24 horas por dia por algumas das 23 câmeras instaladas ao longo do litoral de Natal. 

domingo, 17 de março de 2013

Praias de Natal Rio Grande do Norte


Praia de Areia Preta

A Praia de Areia Preta é uma praia localizada no bairro de mesmo nome em Natal, capital do Rio Grande do Norte



Uma notável característica de Areia Preta são os prédios luxuosos à beira-mar e a areia escura que dá nome a praia.





Relógio de Sol na Praia de Areia Preta em Natal.

A praia também é conhecida como "Praia de Miami" na época em que americanos instalaram por lá a sua base militar, em plena II Guerra Mundial. Esta praia é bastante frequentada pela população do bairro periférico de Mãe Luísa que está localizado atrás dos hotéis de luxo à beira-mar e que faz uma espécie de contraste entre riqueza e pobreza parecido com o que ocorre nas grandes cidades do Sudeste.


É também desta praia que se dá para ver o Farol de Mãe Luíza no alto das dunas do Parque das Dunas.
A Praia de Areia Preta é um dos sete pontos da "Área Especial de Interesse Turístico" do litoral, por isso, a praia é vigiada 24 horas por dia por algumas das 23 câmeras instaladas ao longo do litoral de Natal.
Quando estiver em Natal no Rn não deixe de visitar a  Praia de Areia Preta.