Oportunidades...

quinta-feira, 28 de março de 2013

Praias do RN Praia da Redinha



Praia da Redinha


A Praia da Redinha está localizada no bairro homônimo, na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Por ser a única praia da Zona Norte da cidade, a Redinha atualmente é mais frequentada pelos moradores da região que procuram um pouco de distração nos fins de semana. Ela é famosa por possuir casas e bares simples e rústicos, bons peixes, e a famosa ginga com tapioca (iguaria local).
É também a última praia do litoral urbano e é nela que está localizada a Ponte Newton Navarro, que atravessa o Rio Potenji e liga o bairro da Redinha ao bairro de Santos Reis (Zona Leste, onde se encontra o Forte dos Reis Magos e a Praia do Forte) e leva para as outras praias da capital e do Litoral Sul seguindo pela Via Costeira.

Após a construção da nova ponte, uma parte da Redinha foi revitalizada, a área compreendida entre o Mercado Público da Redinha e a Igreja de Pedra passou a se chamar Largo João Alfredo. Um detalhe curioso, é que a Redinha possui duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes, a de pedra e a mais antiga.


Administrativamente, a praia da Redinha é divida em duas praias. Redinha Velha pertence a capital, enquanto que Redinha Nova pertence ao município limítrofe de Extremos.
A Praia da Redinha é um dos sete pontos da "Área Especial de Interesse Turístico" do litoral, por isso, a praia é vigiada 24 horas por dia por algumas das 23 câmeras instaladas ao longo do litoral de Natal. 

domingo, 17 de março de 2013

Praias de Natal Rio Grande do Norte


Praia de Areia Preta

A Praia de Areia Preta é uma praia localizada no bairro de mesmo nome em Natal, capital do Rio Grande do Norte



Uma notável característica de Areia Preta são os prédios luxuosos à beira-mar e a areia escura que dá nome a praia.





Relógio de Sol na Praia de Areia Preta em Natal.

A praia também é conhecida como "Praia de Miami" na época em que americanos instalaram por lá a sua base militar, em plena II Guerra Mundial. Esta praia é bastante frequentada pela população do bairro periférico de Mãe Luísa que está localizado atrás dos hotéis de luxo à beira-mar e que faz uma espécie de contraste entre riqueza e pobreza parecido com o que ocorre nas grandes cidades do Sudeste.


É também desta praia que se dá para ver o Farol de Mãe Luíza no alto das dunas do Parque das Dunas.
A Praia de Areia Preta é um dos sete pontos da "Área Especial de Interesse Turístico" do litoral, por isso, a praia é vigiada 24 horas por dia por algumas das 23 câmeras instaladas ao longo do litoral de Natal.
Quando estiver em Natal no Rn não deixe de visitar a  Praia de Areia Preta.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Belezas do RN lagoa de Arituba


A LAGOA DE ARITUBA É UM DOS DESTINOS MAIS REQUISITADOS DE NÍSIA FLORESTA

Chegou o verão! A estação mais querida pela maioria dos brasileiros. O Nordeste recebe milhares de visitantes de todas as partes do Brasil e também do exterior. Também não é para menos, nesse clima quente, nada melhor do que aproveitar as belíssimas praias de nossa região. Aqui em Nísia Floresta não é diferente, as praias estão cada vez mais lotadas de veranistas e de pessoas que passam finais de semana em nossas lagoas e praias. Diante disso, o Nísia Digital trará alguns de nossos principais destinos turísticos da cidade começando pela lagoa de Arituba.



Nísia Floresta é privilegiada e abençoada por suas belezas naturais. A lagoa de Arituba fica entre as praias de Camurupim e Barra de Tabatinga. O lugar é de uma beleza singular, em certo trecho, apenas a estrada separa a entrada da lagoa do mar.


Na lagoa o visitante dispõe de vários pontos para se banhar. Existem várias opções de bares-restaurantes com preços bons, se comparados à outras cidades do litoral sul. Para aquele que gosta de atividade física, pode fazer um passeio de caiaque pela lagoa, ou no famoso pedalinho.

No local havia também uma tirolesa, mas devido um acidente, foi proibido. Para aqueles que não sabem nadar, vale o alerta: em poucos passos o banhista está na parte mais profunda da lagoa. É sempre bom tomar cuidado com essa questão, para seu verão não terminar antes do tempo.



O acesso por Nísia Floresta não está muito bom. Até a altura do distrito de Campo de Santana, as estradas não estão em boas condições. Já para quem vem pela “Rota do Sol”, as notícias são melhores, as estadas estão em melhor estado. Se bem, que já recebemos reclamações que existem muitos trechos completamente as escuras durante a noite.

Todavia, vale apena o esforço para visitar esta maravilha de lugar. 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Belezas do RN Tibau do Sul


Tibau do Sul é um lugar onde a natureza, a paz e a tranqüilidade reinam em perfeita harmonia. Aqui a natureza exuberante garante dias de paz ao visitante e também o sustento da pequena comunidade que aqui vive. A cidade antecipa a beleza da Praia de Pipa, mas é muito diferente de seu bairro tão famoso e agitado.


A praia de Tibau do Sul é uma praia abrigada sob falésias altas e bastante sossegada. Sua paisagem inclui areias brancas e fofas, conchas, pedras e coqueirais, e ondas fracas, graças aos recifes e molhes. Ao sul, considera-se como última praia, a praia de Cacimbinhas, as praias seguintes já pertencem ao distrito de Pipa. Ao norte, aLagoa de Guaraíras separaTibau do Sul de Malembá.
Ali na lagoa, tem-se uma das melhores vistas do pôr-do-solno local. 



Quem tiver a sorte de vir visitar Tibau do Sul poderá constatar que aqui a mata Atlântica se junta ao rio e ao mar, mistura-se com coqueiros fazendo daqui um dos mais belos cartões postais do Brasil. Esse show de diversidade proporcionado pela natureza rendeu ao local uma variedade de passeios, que vão do simples caminhar à pé pela praia ou à cavalo, de bike, de buggy, passeios marítimos (de caiaque, de barco, de vela) ou mesmo aéreos (de fliyngboat).


Não é a toa que grande parte da orla é Área de Proteção Ambiental (APA), sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN), e é considerada pelo IBAMA como área de extrema importância biológica, prioritária para a conservação da biodiversidade dos mamíferos marinhos. 


Em contraste com o mar gigantescas falésias emolduram a praia, num espetáculo que deixa os turistas boquiabertos. Nessas falésias os mais aventureiros praticam o rapei e são delas que os artesãos locais extraem matéria prima para os desenhos de paisagens feitos de areia dentro de garrafas de vidro.



Dados: Distância da Capital: v87 km (pela BR-101 até Goianinha. Pega-se, então, a RN-003 até Tibau do Sul e, daí, a estrada para a Praia da Pipa). População x(Tibau do Sul): Aproximadamente 11 664 mil habitantes. Clima e Altitude: A altitude do município é de 38m (em relação ao nível do mar). O clima se caracteriza como sub-úmido com umidade relativa média anual de 74%. Os meses de maior incidência de chuvas são abril e julho. 




sábado, 9 de março de 2013

Belezas do Rio Grande do Norte Galinhos


Galinhos

Galinhos é um município brasileiro do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Norte.

É um Município de pescadores, situada numa península a 164 km de Natal, no litoral norte do estado, numa região salineira, inserida no Polo Turístico "Costa Branca".


 Este Município tem cerca de 2.100 habitantes distribuídos por Galinhos (1.200 habitantes), Galos (500 habitantes) e Assentamento (cerca de 400 habitantes)

Galinhos tem 328 km, uma altitude média de 2 metros, clima árido, com temperatura média de 26 graus. Aqui encontram-se enormes extensões de praias desertas, com águas quentes e areias brancas muito finas, lindas dunas e manguezais. 


 Galinhos é uma península por isso tem dois mares - o oceano aberto e o braço de mar a que o povo local chama de "rio" por ter águas tranquilas. Na maré alta os banhos são deliciosos.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2009 sua população era estimada em 2.264 habitantes. O nome do povoado de Galinhos surgiu naturalmente na boca do povo, em referência ao pequeno tamanho dos peixes-galos existentes na área.

Atualmente, Galinhos vem despontando como um novo destino turístico devido as suas praias desertas e a paisagem preservada da região. Sua principal atração é a Praia do Farol juntamente com o Farol de Galinhos.

Passeios de barco pelo “capim” e “ilha da coroa”, passeios a pé, de cavalo, de jegue táxi, pesca e alguns desportos aquáticos como windsurf e kitesurf são alguns dos programas diários. 

Se quer não fazer nada para recarregar baterias e “sentir o cheiro e sons da vida”, Galinhos é o ideal. O contacto com a natureza é perfeito. 


sexta-feira, 8 de março de 2013


Parrachos de Maracajaú


Os Parrachos de Maracajaú estão inseridos na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, estando localizado no município de Maxaranguape, há 60 quilômetros de Natal no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.


São barreiras de coral a sete quilômetros da praia de Maracajaú que formam piscinas naturais onde o mar é o mais cristalino e adequado ao mergulho. Ocupam uma área de 13 quilômetros, excelente para mergulhos de snorkel nos corais submersos que, na maré baixa, afloram à superfície.


São cercadas por cardumes de pequenos peixes, lagostas, camarões e várias espécies marítimas. Propiciam banhos e mergulhos em alto-mar, nas suas águas mornas e cristalinas. A atividade é realizada no período de baixa-mar, quando a profundidade na área chega a um metro e meio.

Quando estiver no Rio Grande do Norte não deixe de visitar Oos Parrachos de Maracajaú.



quinta-feira, 7 de março de 2013

Belezas do RN, Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte


Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, ou simplesmente Parque da Cidade, é um parque urbano localizado na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.


O parque foi inaugurado em 21 de julho de 2008 com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.



O parque

Seu nome é em homenagem a Nivaldo Monte, bispo brasileiro e arcebispo da cidade. O parque ocupa 64 hectares, localizado entre os bairros de Candelária, Cidade Nova e Pitimbu.
É a primeira Unidade de Conservação Municipal objetivando preservar uma das principais áreas de recarga de água subterrânea da capital potiguar, constituindo uma das mais belas paisagens dunares do Rio Grande do Norte.
Sua estrutura abrange dois estacionamentos (Leste-Oeste), dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com doze andares, constituindo memorial da cidade e mirantes.


Interdição

Inaugurado em junho de 2008 pelo então prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, o parque passou poucos meses à disposição da população com algumas obras ainda inacabadas. Com a chegada da nova gestão, em janeiro de 2009, o parque foi interditado por diversos fatores, inclusive a falta de uma previsão financeira, por parte da antiga gestão, para manter o funcionamento do local. Entretanto, passados quatro anos, o parque ainda nunca foi totalmente concluído e o mirante nunca retornou ao funcionamento.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Turismo no Rio Grande do Norte Farol de Mão Luiza


Farol de Mãe Luíza

O Farol de Natal, mais conhecido como Farol de Mãe Luíza, situa-se no bairro de Mãe Luíza, o qual tem seu nome em homenagem a uma velha parteira que também deu seu nome ao farol.
Torre em tijolo cilíndrica com lanterna e dupla galeria. Todo o farol pintado de branco.

História

Sua construção teve início em 1949 e foi concluída dois anos depois, em 1951. O farol possui uma torre de concreto de 37 metros de altura e uma escadaria, esta, com 151 degraus em espiral.



Funcionamento e administração

A lanterna do alto do farol, a qual funciona eletricamente, tem um alcance luminoso de 39 milhas náuticas ou 72 quilômetros. Em caso de falta de energia entra em operação um sistema auxiliar de baterias, operado manualmente, entra em funcionamento. Seu facho de luz emite cinco lampejos em intervalos de 25 segundos.
O farol é administrado pelo Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste e sua visitação é aos domingos das 14:00h às 17:00h, não sendo permitida o acesso a Torre do Farol.
Localiza-se no alto das dunas do bairro de Mãe Luíza, Natal, Rio Grande do Norte.


terça-feira, 5 de março de 2013

Belezas do RN Parrachos de Pirangi


Parrachos de Pirangi

Os Parrachos de Pirangi são as piscinas naturais de água cristalina formadas pelos recifes que aparecem na maré baixa na Praia de Pirangi nos municípios de Parnamirim eNísia Floresta, ambos no estado do Rio Grande do Norte. Devido a sua profundidade baixa, logo se tornou atração turística  visto que não é preciso saber nadar no local.


Pirangi deve seu nome se origina da lingua tupi (pirâ-gi-pe) 'no rio das piranhas'Parrachos é o nome local dado às piscinas naturais formadas pelos recifes e situadas a 1 km da praia.

As piscinas naturais aparecem na maré baixa, nelas podemos apreciar o espetáculo de peixes nadando em uma água cristalina.


O acesso é feito por barco da Sociedade 'Marina Badauê' que oferece o passeio. Os horários são marcados em função das marés.


Durante a estação estival de dezembro a fevereiro, é possível vir às noites de lua cheia, com animação e dança nos barcos.

O mar calmo favorece os esportes náuticos, como o caiaque, a prancha à vela ou o Kitesurf. A cidade de Pirangi se transforma em estação balneária durante o período estival e no carnaval, com a organização de numerosos concertos.


Quando estiver no Rio Grande do Norte não deixe de visitar os Parrachos de Pirangi.

segunda-feira, 4 de março de 2013


Praia de Pipa

A Praia de Pipa é uma famosa praia localizada no município de Tibau do Sul, ficando a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. É o principal balneário do Litoral Sul do estado, que inclui ainda praias comoPonta do Madeiro e Praia do Amor. A mais endêmica e atípica característica desse paraíso tropical é a junção entre dunas imponentes sobrepostas no horizonte em cima dos tabuleiros que acabam em falésias geomorfologicamente vivas pela ação do mar e ventos; não se conhece outro lugar do mundo em que a costa de dunas e falésias sedimentares se recombinem de forma tão espetacular com um verde denso que chega a tomar a parte frontal falesiana.


Sobre a praia

Inicialmente era uma pacata vila de pescadores, bem calma, tranquila, até ser frequentada por surfistas e logo em seguida turistas de todas as partes do planeta. É famosa por ter uma das noites mais movimentadas do estado, possui grande número de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares, discotecas e está sempre cheia, seja em alta ou baixa estação.
Pipa continua sendo um lugar que atrai muitos surfistas em função de suas ondas, e recentemente vem sendo procurada também por praticantes de kitesurf, graças a combinação de belas ondas e bons ventos.
O nome "pipa" deve-se ao fato de que os portugueses ao passar de navio pelas proximidades avistaram uma pedra que lembrava um formato de uma pipa. Pipa, em Portugal, é a denominação mais usual para barril de vinho ou de azeite, forma que a pedra fazia lembrar.
Pipa também tem história na guerra do Brasil holandês, como explica o verbete dedicado a Maurício de Nassau.
A Praia de Pipa, em toda a sua extensão, está definida como área de preservação de tartarugas marinhas, segundo a Resolução n.º10, de 24/10/1996, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Esclarece-se que o nome Praia de Pipa é mais conhecida pelos habitantes locais e pela população do estado, enquanto que o nome Praia da Pipa é mais conhecida pelos turistas.
A praia também realiza anualmente o Festival Gastronômico de Pipa.



Quando vier ao rio Grande do Norte não deixe de conhecer a Praia de Pipa.